Após o lançamento do
Renault 5 Turbo em 1979 e dos sucessos por este alcançados em
competição, especialmente ao obter o 1º lugar no Rallye de
Monte-Carlo em Janeiro de 1981, estava a chegar a hora de renovar a
gama comercial do R5 Alpine. Até porque este já começava a acusar o
peso da concorrência, em particular da germânica, consubstanciada no
Golf GTI.
Em Setembro de 1981 cessa então a produção do Renault 5 Alpine
atmosférico e nasce o seu substituto e continuador, o renault 5
Alpine Turbo.
Visualmente o carro pouco mudará. As principais diferenças
encontram-se nas jantes, que são semelhantes ás utilizadas pelos R5
Turbo, com um design com "alhetas", e no grafismo das bandas
decorativas (que perdem o emblema típico do R5 Alpine que será
substituído pela palavra "Turbo"). Um logotipo "TURBO" surge também
sobre o vidro traseiro. É lançada uma nova côr "Blue Navy"
metalizada, a juntar ás já existentes anteriormente na gama R5
Alpine. O modelo é comercializado com as seguintes cores: Branco
(355), Vermelho (705), Cizento metalizado (620), Azul Alpine (485),
Azul Navy (491), Preto (694) e Champagne (161).
As mudanças mais profundas são efectuadas ao nível da mecânica onde o motor, que mantém a mesma cilindrada (1397 cm3), ganha um turbo Garret T3 aumentando a sua potência para os 110 cv DIN com um binário de 15 mKg/6600 rpm, o que lhe permite atingir uma velocidade de ponta de 186 Km/h e fazer o quilómetro de arranque em cerca de 30 seg. Para fazer parar este "brinquedo", os travões foram também modificados com a inclusão de travões de disco Girling à frente e Bendix atrás.
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Deste modelo, cuja carreira terminou em Julho de 1984, foram fabricados 59202 exemplares.
Entre Abril e Julho de 1984 o R5 Alpine Turbo é comercializado apenas numa versão denominada R5 Laureat Turbo cuja principal diferença reside nos interiores e acabamentos que são muito semelhantes aos exibidos pelo modelo GTL. |
Tal como sucedera com o R5 Alpine atmosférico, também o modelo Turbo teve uma versão de competição da qual foram fabricados 706 exemplares.