O Renault 5 TURBO 2 foi apresentado no Salão de Paris de 1982 e substituiu
a partir dessa data o R5 TURBO cuja produção cessou na mesma altura.
Este modelo tinha alguns
objectivos bem definidos, nomeadamente o relançamento das vendas do R5
TURBO que entretanto começavam a decair, a redução dos custos de
produção e o atingimento de uma clientela menos exclusiva. Para tal, os
engenheiros da Renault procuraram recorrer a elementos já existentes
noutras linhas de produção e comprovadamente bem aceites pelos clientes
da marca, sem contudo alterarem muito profundamente a filosofia do
modelo.
Foi por estas razões que o R5 TURBO 2
manteve praticamente inalterada a sua base mecânica, que foi mexida
apenas nalgumas questões de pormenor, centrando-se as alterações mais
profundas ao nível dos interiores que foram aproveitados
quase que integralmente do R5 Alpine Turbo.
Perdeu-se assim o seu original painel de bordo e volante ficando a
instrumentação e tablier iguais aos do R5 Alpine Turbo, apenas com a
diferença do velocímetro estar graduado até aos 220 Km/h.
Ao nível da carrossaria foram
aproveitados muitos dos elementos do R5 Alpine Turbo, tais como p. exº.,
paineis, para-brisas e guarnições das portas. Até mesmo os pára-choques
deixaram de ser em polyester e passaram a ser em ABS, tendo-se
aproveitado para introduzir um farolim de nevoeiro semi encastrado no
pára-choques traseiro.
O R5 TURBO 2 é fabricado desde 1983
até 1986 tendo a sua produção cessado oficialmente em 1 de Julho de
1986.
No ano de 1983 são fabricadas 1345 unidades nas cores: branco
(355), branco nacré (158), castanho (769), bordeaux (721), azul
marinho (403), preto (622) e vermelho (705).
No ano de 1984 foram fabricadas 1497 unidades nas cores: branco
(355), bordeaux (721), azul navy (491), azul Cobalto (401), azul Schiste
(402), azul Alpine (485), preto (694), cinzento prata (620), cinzento
aço (618), Champagne (161) e vermelho (705). A partir do veículo 3089
passa a haver apenas uma versão de interiores, na cor beige.
No último trimestre de 1984 são também produzidos 200 exemplares com
características específicas que irão permitir a entrada em competição no
Grupo B ao R5 Maxi Turbo. Estes exemplares de série limitada (tipo
8221), debitam a mesma potência que o seu predecessor mas são dotados de
um motor com 1432 cm3 e um turbocompressor específico com uma pressão de
935 g.
Em 1985 são produzidas 182 unidades e 143 em 1986 nas
cores: branco gardénia (303), branco nacré (015), azul marinho (048),
preto (655), cinzento prata (069), cognac (014) e vermelho vivo (075).