O Renault 5 Turbo
começou a tomar forma no início de 1976
a partir das ideias de dois homens, Jean Terramorsi e Henry Lherm que a partir da base do
Renault 5 idealizaram uma viatura simultâneamente de competição mas que
também deveria poder ser usada em estrada e vendida a qualquer cliente
Renault.
Estas ideias foram amadurecendo e evoluindo para aquilo que viria a ser o
futuro Renault 5 Turbo; Um carro com um motor central, com turbocompressor e
uma muito boa tracção derivada de umas vias e jantes largas. Enfim, um carro
com potencialidades para vir a ser um campeão do mundo de rallyes.
Infelizmente Jean Terramorsi faleceu prematuramente, vítima de ataque cardíaco,
sem ter podido assistir ao desenvolvimento das suas ideias. Coube então ao seu
amigo Henry Lherm convencer o seu sucessor, Gerard Larousse, a levar à prática este
projecto. Foi a insistência de Henry bem como os primeiros desenhos do
carro, assinados por Marc Deschamps que acabaram por convencer Gerard Larrousse.
Nascia assim o projecto 822 cujo caderno de encargos apontava para a
construção de uma viatura com um motor de 4 cilindros, com menos de 2L de
cilindrada, turbocomprimido, capaz de desenvolver entre 150 a 160CV (mas
capaz de suportar desenvolvimentos para potências superiores), colocado
em posição central, tracção traseira e uma velocidade de ponta de 200Km/h no
mínimo.
Com estas caracteristicas a Renault pretendia não só obter um carro capaz de
competir com sucesso em provas do Grupo 4 mas também uma viatura de estrada
que, sem perder as suas caracteristicas desportivas, fosse dotada de um nível
de conforto e luxo capazes de seduzir alguma clientela Renault, tornando o
projecto rentável e não apenas uma viatura destinada a permitir a
homologação das versões para as competições oficiais.
Este projecto é então confiado à Renault Sport, baseada em Dieppe, e na primavera de 1977 o projecto começa a ganhar forma, com a colaboração de outras empresas como a Berex, a Societé Alpine-Renault, a Régie Renault e até mesmo os italianos da Bertone. Aliás, a primeira maquete à escala 1/1 será realizada em Turin, a partir da base de um antigo protótipo de um R5 Alpine.
Henry Lherm será assim o coordenador deste projecto onde Yves Legal concebe os interiores, painel de bordo e bancos, Serge Masset e Philippe Chasselut serão responsáveis pelo desenvolvimento do motor e Joël Michel pela construção do protótipo rolante.
20 de Março de 1978 - O primeiro protótipo
rolante, de cor negra, faz os seus primeiros ensaios na pista de Lardy.
20 de Outubro de 1979 - O Renault 5 Turbo faz a sua primeira
aparição pública no Tour de Itália, pilotado por Guy Fréquelin e
Jean-Marc Andrié.
30 de Novembro de 1979 - É oficialmente anunciada a
comercialização do modelo de estrada.
Dezembro de 1979 - São divulgadas as primeiras fotos oficiais do modelo de estrada efectuadas com uma unidade de pré-série de cor azul e com umas jantes brancas Gotti que não serão as adoptadas posteriormente durante a sua comercialização.
20 de Maio de 1980 - Arranque oficial da produçõa na fábrica de
Dieppe.
1 de Julho de 1980 - Início da comercialização em França.
Renaults 5 Turbo na fábrica de Dieppe
No primeiro ano de comercialização, de 20 de Maio a 31 de Dezembro
de 1980, serão fabricadas 804 unidades; 400 na cor vermelha
metalizada (759) com interiores de tapeçaria azul e estofos
vermelhos com tecido também vermelho raiado de azul e os restantes
na cor azul Olympe metalizada (405) com interiores de tapeçaria
vermelha e estofos azuis com tecido também azul e raiado de
vermelho.
Em 1981 a gama de cores e de interiores alargou-se com o
aparecimento das pinturas em cinzento Galaxie metalizado (625),
preto metalizado (622), Branco Nacré metalizado (158) e de um
interior na côr Bronze (614). Neste ano foram produzidas 571
unidades.
1982 é o último ano de produção do R5 TURBO que a partir do
Salão de Paris, no outono, será substituído pelo R5 TURBO 2. Neste
ano o R5 TURBO sofre algumas ligeiras modificações de modo a
torná-lo um pouco mais apelativo e eficiente, sendo comercializadas
445 unidades nas cores Azul Olympe (405), Vermelho Grenade (759),
Branco Nacré (158, Cinzento Prata (631), Castanho (769) e Azul
Marine (403).
RENAULT 5 TURBO - 1980 (Clique para aceder a mais imagens)