(Clique nas imagens para ampliar)
A preocupação da Renault com a segurança dos seus automóveis remonta há mais de 60 anos.
-
Em 1951 a Renault criou em Lardy, na região de Paris, um centro técnico dedicado ao teste dos seus veículo futuros e em particular ao estudo das questões relacionadas com a segurança desses mesmo veículos.
Em 1955 este centro técnico procedeu á realização do seu primeiro "crash test" e em 2006 a Renault celebrou a realização do 10.000º.
Ao longo desses 50 anos foram testados cerca de 11.000 veículos (alguns testes envolveram dois veículos), fizeram-se para cima de 100.000 vídeos, cerca de 500.000 fotos e analisaram-se mais de 1 milhão de dados.
Em 1969, no âmbito do Comitê de Construtores Francesas de Automóveis (CCFA) e numa parceria entre o Grupo Renault e a PSA Peugeot Citroën é criado o "Laboratório de Acidentologia, de Biomecânica e de estudos do comportamento humano (LAB)" com a missão de fazer progredir a segurança no trânsito baseando os seus esforços em três pilares: proteção dos ocupantes do automóvel, conhecer a “genética” dos acidentes para evitá-los e compreender o comportamento do motorista.
Todo este esforço e investimento permitiram que a Renault se afirmasse como uma referência no tocante à segurança automóvel tornando-a no primeiro fabricante a granjear 5 estrelas nos exigentes testes de segurança promovidos pelo Euro NCAP, em 2001, com o modelo Laguna.
O Renault 5, cujo projecto se iniciou em 1967, beneficiou naturalmente
dos resultados dos testes já efectuados nestes laboratórios e dos
conhecimentos até então acumulados, permitindo que este já estivesse
dotado de alguns elementos de segurança passiva relativamente eficazes.
A sua estrutura monobloco já contemplava um habitáculo constituído por uma
zona rígida e estruturas de deformação progressiva na frente e na traseira.
Estava também equipado com cintos de segurança, um quadro de bordo
deformável e uma coluna de direcção articulada. Os seus bancos anteriores podiam ainda ser dotados de encostos
de cabeça (de série nalguns modelos e em opção noutros).