O Renault 5 TURBO "Maxi Turbo" foi apresentado ao público na Praça da
Concordia antes da partida do "Tour de France - 1984".
Numa altura em que as 4 rodas motrizes começavam a ser as estrelas dos
rallies, a Regie Renault irá fazer do R5 Turbo a mais eficiente das
viaturas de 2 rodas motrizes.
A nova legislação do Grupo B já havia penalizado fortemente o R5 Turbo.
Durante as épocas de 1982/83 a Renault foi corrigindo e melhorando o
modelo anterior até aos limites do possível chegando a altura em que
tomou uma decisão mais radical e resolveu transformar muito
consideravelmente o R5 Turbo.
Um dos problemas mais graves do modelo anterior era causado pela diferença de
largura de vias/pneumáticos entre a frente e a retaguarda. Era ambição
dos engenheiros da Renault não só aumentarem os pneus mas também alinhar
a largura das vias entre a frente e a traseira. Com a legislação em
vigor tal não era permitido sem que houvesse também um aumento da
cilindrada e a consequente passagem a uma classe superior.
Esta decisão iria levar a transformações profundas na mecânica, nas
suspensões e na aerodinãmica, que não eram possíveis na classe onde o R5
Turbo competia até então. Seria necessário modificar o carro de modo a
poder competir numa classe superior (2 - 2,5 litros). Com a passagem a
esta classe a Renault poderia então usar pneus e vias mais largas
necessários para acomodar as maiores potências em jogo e tornar o carro
mais competitivo.
A mudanças incidiram então na adopção de um motor de 1526 cm3
turbo-comprimido (cilindrada corrigida de 2136 cm3), na correcção das
vias e adopção de pneus mais largos e num reforço estrutural do chassis
acompanhado de um aligeiramento da carrossaria que modificou muito
consideravelmente o aspecto do carro.
O R5 Turbo Maxi, com os seus 350Cv (6500 rpm), binário de 43 mKg e
pressão de alimentação regulável entre 1,6 e 1,85 bar passou então a ser
um dos mais eficientes carros de rallies com duas rodas motrizes mas em
simultâneo um dos mais dificeis de conduzir e que só alguns "verdadeiros"
pilotos eram capazes de domar.
A versão Maxi Turbo teve uma produção de 20 unidades das quais 9 foram vendidas a privados.